User:AnônimoLog inRegister
Recents:
Emissão de Duplicatas ou Boletos

Objetivo

 

Permite emitir duplicatas e boletos bancários de cobranças de títulos cadastrados no sistema e gerar arquivos de remessa da cobrança para os bancos, através da licença do CobreBemX. As configurações de cobrança, inclusive para gerar os arquivos de remessa pelo CobreBemX, são feitas no Local de Cobrança de Contas a Receber.  Algumas regras adicionais serão explicadas abaixo:

 

Pré-Requisitos

Títulos a Receber

 

Locais de Cobrança

CONSULTANDO TÍTULOS PARA EMITIR BOLETOS OU DUPLICATAS

 

Ao acessar a Emissão de Duplicatas ou Boletos no menu do sistema, será aberta uma tela, cujos campos poderão ser preenchidos para servir como filtros à consulta.

 

Os campos Centro de Custos, Cliente, Emissão, Documentos, Local de Cobrança, Modelo, Impressão, Status, Vencimento ou Gerados? poderão ser preenchidos para servir como filtros à consulta. Sempre que se quiser fazer uma consulta filtrando os resultados do GRID por algum critério, deve-se utilizar os campos que antecedem o GRID na tela para indicar os filtros desejados e, logo em seguida, clicar em F5 – Renovar.

 

image:emissao boleto - passo 1

 

Centro de Custo: o sistema irá iniciar a consulta, automaticamente, pelo centro de custo consolidado. Para alterar este filtro, tecle F4 ou clique na seta para abrir o cadastro e selecionar o centro de custo referente ao título a ser pesquisado;

 

Clientes: tecle F4 ou clique na seta para abrir o cadastro e selecionar o cliente vinculado ao um título a ser consultado;

 

Emissão: Informe a data inicial e final de emissão dos títulos a serem consultados;

 

Documentos: Informe o número ou descrição do documento a ser consultado;

 

Local de Cobrança: Tecle F4 ou clique na seta para abrir a consulta e selecionar o local de cobrança do banco ou carteira. As configurações para gerar o arquivo de remessa são feitas no local de cobrança, botão DADOS COBRANÇA);

 

Modelo: Selecione o modelo para imprimir a duplicata ou o banco, para gerar o arquivo de remessa dos títulos selecionados;

 

O modelo Duplicata Completa é gerado em crystal e imprime todas as informações da duplicata. O modelo Pré-Preenchida apenas preenche os campos de um boleto ou duplicata previamente impressos. É necessário desenvolver em crystal (editar os modelos disponíveis) e salvar os arquivos Duplicata Completa.rpt e Duplicata Pré-Preenchida.rpt, no perfil do usuário no local C:/Documents and Settings/Usuário/Controller; para gerar arquivo de remessa, selecione o local de cobrança do banco que deverá conter as configurações de licenças do CobreBemX.dll em DADOS COBRANÇA (CobreBemX), no Local de Cobrança.

 

Clique aqui para ver o modelo de Duplicata Completa.

 

Se for possível imprimir, o sistema dará a mensagem abaixo, aguardando a confirmação para imprimir:

 

image:imprimir boleto

 

Caso existam informações no sistema, referentes a este tipo de duplicata ou boleto, que impliquem na impressão, não será possível fazer a impressão, dando a seguinte mensagem ao usuário:

 

image:impressão inválida

 

Verifique se o modelo selecionado está correto e se as configurações dos modelos (Locais de Cobrança) estão corretas e clique novamente em IMPRIMIR (lembre que é necessário ter os arquivos Duplicata Completa.rpt para imprimir com o modelo DUPLICATA COMPLETA e o arquivo Duplicata Pré-Preenchida.rpt para imprimir com o modelo DUPLICATA PRÉ-PREENCHIDA).

  

OBS.: Caso a impressão esteja desconfigurada (em mais de uma página), veja aqui o passo a passo para configurar a margem do boleto e/ou duplicata.

 

GERANDO ARQUIVO DE REMESSA PELO COBREBEM

 

Para gerar um arquivo de remessa e/ou imprimir os boletos, selecione o título a partir dos filtros da tela. Selecione o modelo, marque o(s) check box(es) e clique no botão GERA REMESSA para gerar remessa dos títulos selecionados para o banco através do CobreBemX.dll.  É necessário ter a licença desse arquivo e ter os Dados do Cobrança configurados no Local de Cobrança.

 

Se for possível imprimir, o sistema dará a mensagem abaixo, aguardando a confirmação da gerar o arquivo:

 

image:remessacobrebem

Se em Dados Cobrança no local de cobrança estiver configurado Sim para a pergunta Gera Borderô de Envio, o sistema dará a mensagem abaixo, aguardando a confirmação para imprimir o borderô:

 

image:remessacobrebem1


image:remessacobrebem2

 

Ao concluir a geração do arquivo, deverá constar na parte inferior do sistema a mensagem Feito !!! Arquivo de Remessa Gerado na Pasta C:\BB\REMESSA\ (é o local indicado em Dados Cobrança no Local de Cobrança).


Caso existam informações no sistema, referente ao modelo, que impliquem na impressão, não será possível fazer a impressão, dando a seguinte mensagem ao usuário:

 

image:DplCobreBem

 

OUTRAS OPÇÕES NOS BOTÕES DA TELA DE EMISSÃO DE DUPLICATAS OU BOLETOS:

 

DADOS COBRANÇA: clique neste botão para verificar os dados da cobrança configurados no Local de Cobrança;

 

MARCA/INVERTE: clique neste botão para marcar todos os títulos. O segundo clique desmarcará todos os títulos. A opção “Inverte” é usada quando se deseja mudar os títulos marcados. Neste caso, marca-se primeiramente os títulos que não serão selecionados e clica-se em Marca/Inverte. O sistema irá desmarcar os primeiros e selecionar todos os demais;

 

RECALCULA TOTAL: clique neste botão para efetuar a soma do total dos títulos marcados. Os valores aparecerão no rodapé da tela. O primeiro campo totaliza o valor original dos títulos e o segundo o valor original deduzido das baixas parciais. Os campos maior atraso informam a quantidade de dias do título mais atrasado e o valor do maior título em atraso;

 

ALTERA NOSSO NR: clique neste botão para alterar campo Nosso Número do boleto e incluir ou modificar endereço de cobrança do título. Esta ação abrirá uma nova tela onde haverá a opção de efetuar algumas alterações:

 

image:alteração de títulos a receber

 

Campos não acessíveis para alteração. Os dados que poderão ser alterados serão os campos de Endereço de Cobrança e Nosso Número.

Created by: Jefferson last modification: 29/09/08 23:31 by Marcia
     
Page
Categories
Group
Powered by GXwiki 2.0 (generated with GeneXus X) gxwiki@gxtechnical.com