User:AnônimoLog inRegister
Recents:
Tabelas Importação Folha de Pagamento

OBJETIVO

 

Permite parametrizar as contas contábeis e vincular os fornecedores para importar a contabilização da folha de pagamentos, através dos eventos de proventos e descontos, e gerar os títulos a pagar, do líquido de salários a pagar e dos tributos a pagar, calculados no Resumo de Tributos da Folha do ProContábil Gold. 

 

A contabilização é feita da seguinte forma:

 

1) Proventos:

D – Contas informadas para cada evento de provento em F3 - Eventos

C – TRANSITORIA IMPORTACAO FOLHA – PROVENTOS informada na Tabela

2) Descontos:

D – TRANSITORIA IMPORTACAO FOLHA – PROVENTOS informada na Tabela

C – TRANSITORIA IMPORTACAO FOLHA – DESCONTOS informada em F3 - Eventos ou

C – Contas Informadas para cada evento de desconto em F3 - Eventos

3) Líquido de salários a pagar:

D – TRANSITORIA IMPORTACAO FOLHA – PROVENTOS informada na Tabela

C – Funcionários importados da Folha no ProContábil Gold (conta de Fornecedor)

4) INSS patronal ou FGTS:

D – Contas para provisão da Folha informadas na tabela

C – Fornecedores para FGTS e INSS informados na tabela

5) Desconto de INSS (ou outro desconto em folha):

C – TRANSITORIA IMPORTACAO FOLHA – DESCONTOS informada em F3 - Eventos

C – Fornecedores dos tributos retidos informados na tabela

 

Ambas as contas transitórias devem ter os saldos zerados, servindo apenas como contas intermediárias para a realização dos lançamentos contábeis e financeiros no ProController.

 

Algumas regras adicionais serão explicadas abaixo:


PRÉ-REQUISITOS


Criar a tabela com o mesmo código da folha de pagamento no ProContábil Gold. Se for importar a folha de pagamento da empresa cadastrada com o código 005 no PROSOFT, a tabela no ProController deverá ter o mesmo código, ou seja 005.

Arquivos Eventos.txt e ProFolha.prn, gerados pela Folha no ProContábil Gold, executando o scrip Folha_Controller, que deverá ser baixado na pasta ?:\Prosoft.win\PrGeral\ProScript\Gps. Clique aqui para ver como gerar esses arquivos.

 

Centros de Custos: deverá ser informado o código da empresa e da divisão de Rh da Folha no ProContábil Gold, caso o resumo de tributos seja calculado por divisão de Rh (neste caso, deverá haver um centro de custo no ProController que corresponda a cada divisão de Rh)

 

Plano de Contas: ao clicar no botão F3 – Eventos, o sistema irá carregar uma tela com os eventos da folha onde devem ser informados o código correspondente do plano do ProController.

 

Classes de Fornecedores: deverá ser informada a classe de fornecedores do ProController onde o sistema irá agrupar os funcionários importados da Folha do ProContábil Gold

 

Fornecedores: deverão ser informados os fornecedores do ProController para criar os títulos a pagar dos tributos calculados no Resumo de Tributos da Folha do ProContábilGold.

 

Configurando a Tabela de Importação Folha de Pagamento     

Ao acessar a opção de Tabela de Importação de Folha de Pagamento, no menu do sistema, será aberta uma tela para indicação de contas contábeis, fornecedores e classes de fornecedores para a importação da folha de pagamento.

 

image:folha 7

 

CONTAS TRANSITÓRIAS:


Conta para o Saldo de Salários à Provisionar: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a conta transitória criada no plano de contas para importação da folha - proventos. 

 

Conta para o Saldo de Descontos a Provisionar: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a conta transitória criada no plano de contas para importação da folha -  descontos.

 

DADOS DA PROVISÃO DA FOLHA (CONTAS A PAGAR):


Classe dos Funcionários no cadastro de Fornecedor: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a classe de fornecedor onde o sistema irá vincular os funcionários importados da Folha do ProContábil Gold.


Classe da Diretoria no cadastro de Fornecedor: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a classe de fornecedor onde o sistema irá vincular os sócios importados da Folha do ProContábil Gold.


Fornecedor para provisionar INSS: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione o fornecedor para criar o título de INSS a pagar. 


Fornecedor para provisionar FGTS: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione o fornecedor para criar o título de FGTS a pagar. 


Fornecedor para provisionar PIS: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione o fornecedor para criar o título de PIS a pagar. 


Fornecedor para provisionar IRRF: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione o fornecedor para criar o título de IRRF a pagar. 


Fornecedor para provisionar Contribuição Confederativa: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione o fornecedor para criar o título de Contribuição Confederativa a pagar. 


Fornecedor para provisionar Contribuição Sindical: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione o fornecedor para criar o título de Contribuição Sindical a pagar. 


Fornecedor para provisionar Contribuição Assistencial: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione o fornecedor para criar o título de Contribuição Assistencial a pagar. 

 

CONTAS PROVISÃO DA FOLHA (CONTRAPARTIDA DOS TÍTULOS):


Conta de resultado INSS: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a conta para contabilização do INSS patronal a ser informada na contrapartida do Título;


Conta de resultado FGTS: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a conta para contabilização do FGTS a ser informada na contrapartida do Título;


Conta de resultado PIS: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a conta para contabilização do PIS FOLHADE PAGAMENTO a ser informada na contrapartida do Título;


Conta de resultado PRO-LABORE: Tecle F4 para abrir a consulta e selecione a conta para contabilização do PRO-LABORE a ser informada na contrapartida do Título;

 

Configurando EVENTOS de Importação Folha de Pagamento     

Clique no botão F3 – Eventos para fazer o DE / PARA referente aos eventos de proventos e descontos gerados no resumo da folha de pagamento

image:eventos folha de pagamento

 

Informe a conta correspondente do ProController para cada evento de proventos e descontos, lembrando que os descontos que devem gerar títulos a pagar precisam estar configurados na conta TRANSITORIA IMPORTACAO FOLHA – DESCONTOS.

 

O ProController apenas cria títulos a pagar para os tributos indicados na tabela de importação da folha e que constem no Resumo de Tributos da Folha do ProContábil Gold; se for um desconto de Pensão Alimentícia, que deve ser recolhida, é necessário configurar este evento para contabilizar na conta TRANSITORIA IMPORTACAO FOLHA – DESCONTOS e digitar um título a pagar da pensão, informando também esta conta na contrapartida do título, zerando a conta transitória.

 

Os eventos de códigos 900 em diante somente são exigidos quando da importação do 13º. Salário.

 

modificando dados na Tabela de Importação de Folha de Pagamento

 

Para modificar os dados, siga os mesmo procedimentos indicados para configurar a tabela e eventos.

Eliminando Tabela de Importação de Folha de Pagamento

Para eliminar uma tabela de importação, deve-se partir da tela de parametrização:


image:folha 7

 

Selecione a tabela que se deseja modificar. Clique no botão ELIMINAR.

 

Caso haja informações no sistema referentes a esta tabela de importação de folha de pagamento não será possível fazer a eliminação, dando a seguinte mensagem ao usuário:

 

image:eliminar tabela de importação

 

Se for possível eliminar, o sistema dará essa mensagem abaixo, aguardando a confirmação da intenção de eliminar definitivamente os dados:

 

image:eliminar dados

 

Clique em SIM para eliminar a informação do sistema e NÃO para não eliminar.

Outras Funções da Tabela de Importação

Criar Cópia: Cria uma cópia da tabela com todos os parâmetros definidos na tabela de origem:

image:criar cópia folha

Sindicatos: Abre uma tela de sindicatos para informação dos fornecedores para as contribuições a serem recolhidas aos sindicados, quando forem mais de um:

image:sindicato

Created by: Jefferson last modification: 30/09/08 16:28 by Marcia
     
Page
Categories
Group
Powered by GXwiki 2.0 (generated with GeneXus X) gxwiki@gxtechnical.com